terça-feira, 26 de julho de 2011

Contas erradas podem ser doença

Distúrbio neurológico atrapalha aprendizado da Matemática

Rio - Antes de acusar seu filho de preguiça por não conseguir resolver problemas matemáticos simples, de somar ou multiplicar, pense duas vezes: ele pode sofrer de uma doença que atinge 6% da população mundial — a discalculia. O transtorno neurológico dificulta o aprendizado da Matemática.

São afetados principalmente três campos: compreensão dos fatos numéricos (adição, subtração, multiplicação e divisão simples); realização de procedimentos matemáticos (como divisão de números grandes ou soma de frações) e semântica (compreensão da linguagem usada em problemas).

“Discalculia não é dificuldade para fazer cálculos complexos. É a incapacidade de lidar com operações triviais”, disse o neurologista José Alexandre Bastos à Agência Estado. O que não significa que, só porque tira notas baixas, seu filho tem o problema.

Segundo o especialista, para que uma criança seja diagnosticada com discalculia, é preciso excluir fatores que dificultam o aprendizado, como deficiência intelectual, problemas afetivos, ambiente de estresse em casa ou na escola. “O diagnóstico é feito por uma equipe multidisplicinar que costuma incluir um neurologista, um neuropsicólogo, um pedagogo e um fonoaudiólogo”, explica.

O treinamento matemático e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento da doença que, em alguns casos, requer uso de remédios.

Discalculia

O QUE É
Dificuldade para realizar problemas matemáticos simples.

DIAGNÓSTICO
Deve ser feito por equipe multidisciplinar e excluir fatores emocionais, escolares e até deficiência intelectual.

CONSEQUÊNCIAS
Além das notas baixas e reprovação, há bullying, abandono escolar e prejuízo à auto-estima infantil.

TRATAMENTO
Treinamento matemático com profissionais, acompanhamento psicológico e, em casos de outras doenças, como transtorno de déficit de atenção, remédios

fonte: http://odia.terra.com.br

Nenhum comentário: